28/12/2007 00:00 Em Tefé, Manicoré e Humaitá, meio ambiente e atividades econômicas em discussão * Tefé - Em maio, a UEA realizou workshop sobre a cultura do dendê no município. No evento estiveram presentes várias autoridades municipais e estaduais, empresários de São Paulo e agricultores. Edson Barcelos, presidente do Idam e Afonso Valois, pesquisador da Embrapa, considerados as maiores autoridades em dendê no Brasil, mostraram as vantagens sociais, econômicas e ambientais da reativação do cultivo do produto na área.

Passeata em defesa do meio ambiente foi realizada pelos estudantes, professores do Centro de Estudos Superiores de Tefé. Representantes de diversos segmentos da população também participaram, em comemoração ao Dia do Mundial Meio Ambiente.

E em comemoração ao Dia do Biólogo, 3 de setembro, o Centro de Tefé promoveu a 1ª Semana de Biologia. Os acadêmicos do curso tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a profissão durante palestras realizadas por professores e pesquisadores da UEA, Ufam e de instituições de pesquisa como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Inpa.

Com objetivo incentivar acadêmicos, disseminar conhecimentos e fortalecer a integração de jovens cientistas amazonenses, o Centro de Tefé promoveu a 1ª Jornada de Iniciação Científica, durante a V Semana Nacional de C&T, realizada em outubro.

O idoso também recebeu atenção da UEA no município de Tefé, através do projeto de extensão ¿A Universidade e a Terceira Idade¿, que consiste na realização de palestras, debates, mini-cursos, oficinas e passeios, com objetivo de promover o enriquecimento cultural; a preparação para o processo de envelhecimento; capacitação para a promoção de cidadania e da auto-estima; além da atenção para as questões emocionais, com temas de preparação para a terceira idade.

Mais de 500 alunos, divididos entre os cursos de Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Normal Superior e Química, disputaram várias modalidades esportivas como: futebol de salão masculino e feminino, vôlei, tênis de mesa, corrida (100m livre) e maratona durante as Olimpíadas Universitárias de Tefé.

* Manicoré - Osteologia, Articulação e Nutrição com a dietoterapia regional. Foi o tema da feira cultural realizada pelos alunos do curso Normal Superior do Núcleo de Ensino Superior da UEA em Manicoré.

* Humaitá - Em Humaitá, foi realizada a I Feira de Experimentos de Física, que mostrou os conceitos e as leis físicas de uma maneira prática e interrogativa, procurando explorar a curiosidade e motivar o questionamento. Foram 14 grupos, compostos por cinco alunos cada, que fizeram exposição de trabalhos sobre termodinâmica, mecânica, magnetismo, mecânica óptica, mecânica eletricidade, mecânica eletromagnetismo, termodinâmica calorimetria e mecânica magnetismo.

• FUNDO AMAZÔNIA